segunda-feira, 21 de abril de 2014

Refletindo sobre as mídias, os processos educacionais e as práticas docentes

fonte: http://profissaobolsista.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html


                    O mundo contemporâneo é caracterizado pelo crescente acesso ás mídias digitais. Em decorrência do projeto modernista, a máquina foi cada vez mais interferindo nas relações humanas e esse desenvolvimento tecnológico acabou criando problemas que não existiam anteriormente. 
                    Charles Chaplin em "Tempos Modernos" (1935), já mostrava a influência da máquina na vida do homem. Esse homem criado como gado encurralado em fábricas e acostumado a movimentos repetitivos e em série.
                   No sistema educacional atual as crianças são obrigadas a ficarem sentadas e quietas durante horas olhando para um quadro negro, quando dispõem de um. São divididas em séries e têm seu tempo controlado por uma sirene que indica o momento da troca de professores. Professores estes que algumas vezes ensinam disciplinas sem ter formação para tal. Geralmente não há práticas interdiciplinares, nem  os conteúdos que dialoguem com a realidade do estudante. Como esperar então que as mídias digitais não influenciem e atraiam a atenção dessa geração nascida na era da internet?
                  Vivemos em um sistema educacional arcaico com um ensino ultrapassado, e não sabemos aproveitar as inúmeras possibilidades que as mídias poderiam trazer para a educação.A internet por exemplo, pode ser utilizada de maneira muito mais construtiva do que é atualmente.

E você, acredita que as mídias podem auxiliar as práticas em sala de aula? Deixe seu comentário!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário